domingo, 1 de setembro de 2013

Índice de Viroses e Bacterioses no Bairro Estrada Nova

     Trazer a realidade do educando para dentro do espaço escolar é de importância primordial quando se quer uma aprendizagem efetiva. Os alunos sentem-se mais motivados quando conseguem ver-se no contexto do que está sendo ensinado.
       Assim, para trabalharmos os assuntos Viroses e Bacterioses com as turmas do 7º Ano da  EMEF Marcos Emílio Verbinnen,  foi proposto aos alunos  que fizessem uma pesquisa de dados sobre os casos de viroses e bacterioses entre os seus familiares e conhecidos. 







        Em dupla,  e com a supervisão  e orientação da professora em sala de aula, esses dados foram então tabulados e transformados em gráficos utilizando-se o programa LibreOffice Calc

Gráficos dos alunos (exemplos): Gráfico 1Gráfico 2Gráfico 3Gráfico 4Gráfico 5.





       Cada dupla recebeu também a incumbência de  fazer pesquisas sobre uma bacteriose ou virose escolhida por sorteio. 
       A dupla fez uma seleção prévia de materiais (textos, imagens, artigos e outros) fazendo o seu arquivamento  em um dispositivo móvel (pen drive) . Esse material foi posteriormente discutido e trabalhado em sala de aula e serviu como base para a elaboração  da apresentação de slides utilizando o programa LibreOffice Impress. 
       A conclusão dos trabalhos se deu com a socialização dos gráficos e a apresentação  dos slides sobre as doenças para o grande grupo.  


Produção dos alunos:Coqueluche e Gonorréia, Cólera e Conjuntivite, Caxumba e Catapora, Tétano e Leptospirose.




Obrigada a todos que participaram com entusiasmo deste projeto.





Nenhum comentário:

Postar um comentário