quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Utilização das TIC´s no cotidiano escolar

Muito se fala sobre a utilização das tecnologias no ambiente escolar.
A fim de fazermos um levantamento sobre a efetiva utilização das ferramentas tecnológicas, realizamos uma pesquisa junto aos alunos e professores da escola "Anna Töwe Nagel" no período de 29/09 a 09/10.
A pesquisa não apresenta rigor científico e pode portanto, não corresponder a realidade de nossa escola. 

Em relação aos professores, os programas mais utilizados foram o Navegador da Internet, LibreOffice Writer e LibreOffice Impress. São os programas mais populares e sua praticidade  e  fácil assimilação são bons atrativos para os educadores.
Os demais programas exigem um pouco mais de prática e treino o que pode deixar os professores ainda inseguros na sua aplicação em sala de aula.

Na pesquisa realizada juntos aos alunos, foi unânime a alternativa para a frequência de utilização do UCA nas aulas, citado por 100% dos votos válidos (93). A escolhida foi "nenhuma da opções anteriores", sendo portanto claro que a utilização do UCA não ocorre de forma semanal, mas esporádica e de acordo com a necessidade do professor.  
Os próprios alunos, ao serem questionados sobre isso, não conseguiram visualizar a utilização semanal do UCA, principalmente devido as limitações que eles vem apresentando.
Esse é um resumo da pesquisa realizada.

Um comentário:

  1. Olá Simone!
    Belo trabalho de pesquisa de campo, apresentando os gráficos e suas análises.
    Apesar do triste resultado no uso dos UCAs, entendemos a situação e nos alegramos com as diversas ferramentas que os professores utilizam nos computadores do ATE.
    Abraço,
    Simonha

    ResponderExcluir