2º TRIMESTRE: EIXO VIDA E EVOLUÇÃO
MURAL DE RECADOS
ATENÇÃO: AS PERGUNTAS DA REVISÃO ESTÃO NO 3º TRIMESTRE.
Sétimos, os grupos devem ser postados no 3º trimestre.
04/09/2019
Doenças Humanas: Viroses, Bacterioses e Protozooses
07/07/2019
Caros alunos,
O Sangue e as defesas do organismo
Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2008/imunizacao-a-vacina-no-organismo#atividade-contexto
Sistema Imunológico
MURAL DE RECADOS
ATENÇÃO: AS PERGUNTAS DA REVISÃO ESTÃO NO 3º TRIMESTRE.
Sétimos, os grupos devem ser postados no 3º trimestre.
04/09/2019
Doenças Humanas: Viroses, Bacterioses e Protozooses
Caros alunos,
Não foi possível a postagem dos exercícios dos seminários como eu disse que faria. Mas, estudem e revisem muito bem a apostila (postada logo abaixo do conteúdo sobre o sistema imunológico) que vocês se sairão bem na prova.
29/06/2019
O Sangue e as defesas do organismo
Fonte: https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2008/imunizacao-a-vacina-no-organismo#atividade-contexto
Sistema Imunológico
O sistema imunológico tem como função defender o organismo contra agressões. Ao sofrer a invasão de um elemento estranho, ele tenta garantir a imunidade do nosso organismo, aumentando nossa capacidade de resistir às doenças. Nosso organismo possui mecanismos de defesa que podem ser classificados como: geral ou inespecífico - e específico. O sistema específico age contra o antígeno ("corpo estranho"), enquanto o inespecífico é formado por uma série de barreiras, tais como: pele, pelo, saliva, muco, cera do ouvido, pH da vagina, acidez do estômago, entre outras (elas protegem o corpo de qualquer material ou microrganismo estranho). Se as barreiras forem ultrapassadas pelo invasor, a reação imunológica geral pode evoluir, ativando assim o sistema específico. Nesse caso, os glóbulos brancos (leucócitos) são ativados e os macrófagos passam a buscar antígenos para reconhecer os invasores. Em seguida, transmitem a informação a outro grupo da defesa, os linfócitos T4. Estes liberam substâncias químicas que ativam os linfócitos B e os T8. Os linfócitos B transformam-se em células produtoras de anticorpos, enquanto os T8 atuam nas células que estiverem infectadas, combatendo assim o invasor. Nem sempre nosso corpo ganha essa batalha, pois podem ocorrer falhas no sistema imunológico, como no caso dos portadores do vírus HIV.
O material que segue é o mesmo utilizado em sala de aula.
Arquivo em PDF-Este conteúdo é o mesmo das imagens.
Escolha um dos dois para estudar on-line ou para imprimir.
Escolha um dos dois para estudar on-line ou para imprimir.
03/06/2019
Biomas Brasileiros
Se não conseguir o acesso neste link, tente o endereço:
https://pt.khanacademy.org/science/7-ano/vida-e-evolucao-7-ano#ecossistemas-brasileiros
Professora, quero por meio deste te agradecer por fazer um meio de estudo para os alunos. Sou a mãe da Maria e ela vive estudando por meio deste, obrigada!
ResponderExcluirOlá mãe!
ResponderExcluirFico muito feliz em saber que ela está fazendo uso de mais este instrumento para estudar!
Eu agradeço muito pelo retorno positivo. Isso é importante para sabermos que o recurso está sendo útil.
Oi é o daniel,o meu grupo para o trabalho é Daniel,Gabriel V. e Christian
ResponderExcluirOi é o Vitor da EMEB ALBERTO BAUER meu grupo para o trabalho é Vitor, Gustavo Rezende e William
ResponderExcluirOi é a Clara Khristinne, meu grupo é Gabriel Silva, João e eu.
ResponderExcluirPessoal
ResponderExcluirGrupos no 3º Trimestre.