7º ano-3º Trimestre (Eixo Matéria e Energia)



09/12/2019

ATENÇÃO: AS PERGUNTAS DA REVISÃO ESTÃO NESTA PÁGINA, MAS OS CONTEÚDOS ESTÃO DISTRIBUÍDOS NOS RESPECTIVOS TRIMESTRES. 

REVISÃO


REVISÃO EIXO TERRA E UNIVERSO


1-Quais são os principais gases que fazem parte da atmosfera? Quais a porcentagem de cada um deles?
2-Qual é o responsável (gás ou substância) pelos eventos listados abaixo?
a)Aquecimento global:
b)Buracos na camada de ozônio:
c)Aumento do efeito estufa:
d)Construção de nossas células:
e)Fotossíntese:
f)Permite a combustão:
g)Impede a combustão:
3-Qual é o gás que filtra os raios UV do Sol?
4-De que maneira o nitrogênio entra em nosso organismo?
5-Em qual camada da atmosfera vivem os seres vivos?
6-Em qual camada da atmosfera está localizada a camada de ozônio?
7-O efeito estufa é bom ou ruim para  o planeta Terra? Explique:
8-Cite as camadas da atmosfera:
9-O que é pressão atmosférica? Ela apresenta variação ou é sempre igual? Explique: 
10-Em qual camada da atmosfera ocorrem os  fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos)? 

REVISÃO EIXO VIDA E EVOLUÇÃO-BLOCO 1

01)Tipo de imunização passiva natural. 
02) Primeiro médico a utilizar uma "vacina". 
03) É um tipo de imunização passiva artificial. Possui anticorpos prontos. 
04) Soro terapêutico aplicado em casos de acidentes com cobras. 
05) Uma das formas de defesa realizada pelos leucócitos. 
06) Animais utilizados para a produção de soro. 
07) São proteínas/substâncias que neutralizam a ação de um antígeno. 
08) Corpo estranho que pode penetrar no corpo. 
09)Qual é a outra denominação dada para a gripe?
10)Complete a frase: a____________________é transmitida por meio de água e alimentos contaminados pela urina de animais portadores da bactéria, principalmente os ratos. 
11)Insetos vetores são aqueles que não causam a doença, mas são responsáveis por transmitir o micro-organismo causador. A Doença de Chagas, por exemplo,  é causada por um micro-organismo chamado Trypanosoma cruzi que é um protozoário. Mas, quem é o vetor desta doença?
12)A gripe também recebe o nome de influenza. Por qual motivo?
13)A febre amarela é uma doença grave que pode atingir os seres humanos e os macacos. Os macacos são tão vítimas como nós, mas acabam sendo mortos por pessoas que acreditam que eles são os transmissores da doença. No entanto, quem é o verdadeiro transmissor da febre amarela?


REVISÃO EIXO VIDA E EVOLUÇÃO-BLOCO 2


Analise o mapa a seguir. A partir de seu conhecimento sobre o assunto, substitua os números pelos biomas corretos:



       Fonte:http://gg.gg/eg7ju
1-__________________________       4-__________________________
2-__________________________       5-__________________________
3-__________________________       6-__________________________

REVISÃO EIXO MATÉRIA E ENERGIA 


1-É um objeto rígido que se movimenta sobre um ponto de apoio. Que tipo de máquina simples é essa?
2-A rodas tem diversas aplicações, como as roldanas ou polias e engrenagens. Qual é o outro exemplo de aplicação das rodas?
3-A vassoura é um exemplo de alavanca de qual tipo?
4-Arquimedes, grande sábio da antiguidade, um  dia teria dito: "Dê-me uma alavanca e _________________ e eu moverei o mundo". Qual palavra completa corretamente a frase?
5-Os relojoeiros do século XVIII desenvolveram a arte de acoplar máquinas simples e obtiveram os complexos mecanismos dos relógios de corda. Que tipo de máquina simples eles utilizaram e que são utilizadas até os dias de hoje?
6-Quais são os tipos de alavancas?
7-Cite os diferentes tipos de propagação de calor:
8-O que ocorre com um metal ao ser aquecido: contração ou dilatação?
9-Cite um exemplo de utilização do plano inclinado:
10-Defina e cite no mínimo um exemplo de:
a)Animais endotérmicos:

b)Animais ectotérmicos:

11-Desenhe os 3 diferentes tipos de alavancas identificando:  FR (Força Resistente), FP (Força Potente) e A (Apoio).  

TRABALHO E ENERGIA


10/11/2019

EXERCÍCIOS





O material que segue é o mesmo utilizado em sala de aula.

Arquivo em PDF-Este conteúdo é o mesmo das imagens. 
Escolha um dos dois para estudar on-line ou para imprimir. 









Referência: Roque, Isabel Rebelo. Jornadas.cie. Saraiva: São Paulo, 2015. 



CALOR E TEMPERATURA


10/11/2019


O material que segue é o mesmo utilizado em sala de aula.

Arquivo em PDF-Este conteúdo é o mesmo das imagens. 
Escolha um dos dois para estudar on-line ou para imprimir. 















Referência: Roque, Isabel Rebelo. Jornadas.cie. Saraiva: São Paulo, 2015. 


COMO FUNCIONA A GARRAFA TÉRMICA?

Precisamos entender como funciona a propagação de energia térmica e assim, ficará fácil entender o funcionamento da garrafa térmica ou vaso de Dewar.

A propagação de energia térmica se efetua por três modos diferentes: condução, convecção e radiação.

Para evitar trocas de calor por condução, a ampola interna da garrafa é feita de vidro (mau condutor) com paredes duplas, entre as quais se faz vácuo, que quase não conduz calor, já que há poucas moléculas para realizar essa tarefa.

Para isolar a garrafa das possíveis correntes de convecção (processo que ocorre com movimento de partículas), coloca-se uma tampa bem fechada.

A troca de calor por radiação é evitada espelhando as superfícies interna e externa da ampola, assim, as ondas eletromagnéticas são refletidas, tanto do conteúdo para fora como do ambiente para dentro da garrafa.

Desta maneira, a temperatura no interior da garrafa é mantida por algumas horas. O sistema não é 100% eficiente, logo, o equilíbrio térmico com o meio ambiente acontece após certo tempo. Atualmente outros materiais isolantes, como o isopor, são utilizados para conservar a temperatura de substâncias dependendo do tempo que precisam ser mantidas.
Garrafa térmica

Fonte: https://www.efeitojoule.com/2008/04/como-funciona-garrafa-termica.html. Acesso em 06/11/19. 


MÁQUINAS SIMPLES 


 Grupos 7º ano 01











Grupos 7º ano 02

1-Gabriel Silva,João e Clara   (Catapulta)

2-Ruan, Fabricio e Brayan (Gangorra)

3-Vitor, Gustavo Rezende e William (Talha exponencial)

4-Daniel,Gabriel V. e Christian (Sistema de engrenagens. Ex.: bicicleta, relógio ou outro).

5-Lívia, Josmar, Letícia e Gabriela (Balança)

6-Maria Clara, Elisa, Daniela e Martha (Gangorra)

7-Isabelli, Camily e Gabriel Felipe (Sistema de engrenagens. Ex.: bicicleta, relógio ou outro).

8-Kaike e Vitor (Catapulta)


EXERCÍCIOS DO LIVRO





Referência: Roque, Isabel Rebelo. Jornadas.cie. Saraiva: São Paulo, 2015. 

22/09/2019


O material que segue é o mesmo utilizado em sala de aula.

Arquivo em PDF-Este conteúdo é o mesmo das imagens. 
Escolha um dos dois para estudar on-line ou para imprimir. 






Referência: Roque, Isabel Rebelo. Jornadas.cie. Saraiva: São Paulo, 2015. 



Mapa Conceitual-Máquinas Simples

Vídeo: Alavancas


Vídeo: Plano Inclinado



16 comentários:

  1. Grupo: Vitor, Gustavo Rezende e William

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  2. Grupo 7° ano 01:Nicolly Pietra, Heloísa e Emilly

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  3. Grupo : André, Fabricio e Fernando (7 ano 01)

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  4. Grupo:thalita,bianka e nicoli ketlin (7ano 01)

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  5. Grupo: Kamile,Emily,Heloisa,Nicoly Pietra (7ano01)

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  6. Grupo 7° ano 01: Kamile, Heloísa, Emilly e Nicolly Pietra

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  7. Este comentário foi removido pelo autor.

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  8. Grupo: Victhória, Nilander e Gabriel Soares (7° ano 01).

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